Desenvolver e fortalecer a musculatura das costas previne lesão nos ciclistas.

Como dito em matérias anteriores, o desconforto na região lombar é um dos primeiros a aparecer no ciclista e isto se deve principalmente a falta de fortalecimento da região. Nesta edição convidei meu amigo Prof Renato Freire para esclarecer mais um pouco e dar algumas dicas de exercícios que você pode fazer em casa.
A importância de manter a musculatura das costas fortalecida e resistente não pode ser esquecida. A região das costas e da coluna vertebral é a base para muitas das atividades físicas, e não podemos fazer exceção quando falamos em pedalar. Freqüentemente os ciclistas se queixam de dores nas costas, principalmente na região lombar. Devido a posição exigida na bike a musculatura das costas é constantemente usada. O stress muscular causado pela posição durante longo tempo pode causar um desconforto e conseqüentemente resultar em perda de desempenho, portanto uma musculatura fortalecida e preparada fornece uma base sólida que possibilita o ciclista ter mais potência durante a pedalada. A musculatura das costas estabiliza a espinha vertebral e a pélvis, permitindo assim que as pernas gerem o máximo de potência.
Potência a qual está diretamente conectada a inúmeros grupos musculares como já dissemos anteriormente. Por isso o fortalecimento da musculatura abdominal, das pernas, glúteos e membros superiores auxiliam na já dita estabilidade articular, permitindo que a musculatura trabalhe somente para gerar força nos pedais e estabilidade sem grandes gastos de energia com as mãos no guidão ou clip de guidão (triathlon).
O melhor a fazer para se ter uma musculatura das costas fortalecida e evitar futuros problemas é dar importância e trabalhar conscientemente essa região para que no futuro os problemas não apareçam.
Uma das maneiras de se fortalecer a região lombar é através do uso da bola suíça, hoje muito conhecida nas academias, essa regiao auxilia no movimento de equilíbrio durante a pedalada. Para os freqüentadores assíduos de academia, ai vai um desafio: Tente fazer este exercício e aqui proposto e veja que o seu corpo irá dar aquelas “tremidinhas”, típicas de falta de fortalecimento global e falta de equilíbrio, por não trabalhar pequenos músculos que auxiliam na estabilização.
Extensão na bola suíça
1- Deite com uma parte maior do abdome inferior na bola.
2- Mantenha um pé no chão, estique-se ao mesmo tempo em que a perna e o braço oposto se elevam.
3- Devagar abaixe e levante a perna e o braço estendido curvando o corpo sobre a bola.
4- Repita o movimento trocando de pernas e braço.

Caso você queira mais dicas sobre os exercícios segue o e-mail dele e seu Blog:
renato7168@hotmail.com / http://www.esporteblogado.blogspot.com

About these ads

Uma resposta para “Desenvolver e fortalecer a musculatura das costas previne lesão nos ciclistas.”

  1. Belo blog!
    Na próxima vez qeu for a sampa quero conhecer o seu novo espaço e saber mais do seu trabalho.
    EScrevi uma artigo sobre ciclismo e dor nas costas recentemente, é relacionado ao que vc escreveu: http://espiritooutdoor.com/?p=56
    Parabéns pelas posts, vou voltar aqui mais vezes!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: